Notícias

O caminho mais seguro é a gente que faz: CSC na Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito acontece anualmente com o objetivo de incentivar um tráfego mais seguro para motoristas e pedestres. Em 2020, inspirados no tema da campanha de conscientização Maio Amarelo, a iniciativa trouxe o conceito “Perceba o risco, proteja a vida”. No Grupo CSC, com o intuito de fazer a diferença a cada ação, reforçamos que “o caminho mais seguro é a gente que faz”.

Afinal, todos os dias, são nossas escolhas que definem direções. Nessa jornada, o cuidado tem sempre preferência. Para começar, é fundamental cumprir as leis, respeitar os limites de velocidade e evitar distrações. Por isso, nada de celular enquanto dirige!

Os perigos do excesso de velocidade

No ranking de infrações no trânsito, o excesso de velocidade aparece em primeiro lugar em todo o Brasil. Nessa realidade, aumentam as probabilidades de acidentes e a gravidade de suas consequências. Os limites são estabelecidos considerando o tipo de via, suas condições e a categoria dos principais veículos que nela circulam. Para o desrespeito à lei, existem multas e penalidades, mas essa não é a única razão para fazer sua parte.

A alta velocidade reduz o tempo para reações eficientes em casos de perigo. Consequentemente, perde-se capacidade de frear com distância segura de outro veículo, por exemplo. Em casos de atropelamento, estudos já mostraram que, a 80km/h, é praticamente impossível que um pedestre sobreviva a um acidente.

Por um trânsito seguro

Conhecendo e respeitando a velocidade adequada, ao dirigir um veículo, lembre-se de que o uso do cinto de segurança é obrigatório. Além disso, não é permitido conduzir depois da ingestão de bebidas alcoólicas: se beber, nunca dirija. Para uma direção defensiva, utilize corretamente os retrovisores, segure o volante com as duas mãos e não trafegue pelo acostamento.

Não se esqueça, também, de manter a distância segura dos demais carros e ônibus. Assim, evitam-se colisões. E sob neblina? A orientação é reduzir a velocidade e usar a luz baixa do farol. No dia a dia, as recomendações podem salvar vidas. Consequentemente, tomar decisões coerentes e responsáveis torna-se essencial. Quando respeitamos o Código de Trânsito Brasileiro, cuidamos de nós mesmos e de todos que estão ao nosso redor.

Nas empresas do Grupo CSC, com capacitações e campanhas frequentes, trabalhamos para que o cuidado ativo seja realidade no cotidiano de cada colaborador. A falta dele gera consequências negativas, e é nosso papel prevenir acidentes, contando, claro, com o apoio de todos.

Nós somos o trânsito! E você? Faça parte desse movimento!