Notícias

Novembro Azul: respeite os sinais do seu corpo!

Assim como no trânsito, existem regras que devem ser respeitadas na vida. O cuidado com o corpo e a atitude preventiva fazem toda a diferença na sua saúde. Hoje, falaremos sobre isso, abordando o mês mundial de combate ao câncer de próstata e outras doenças masculinas. A campanha Novembro Azul traz um convite para você, homem, ser mais consciente para viver mais e melhor.

Sintomas

Na fase inicial, a doença não acompanha sintomas relevantes. Contudo, quando o estágio está avançado, pode ocorrer liberação de urina frequente, inclusive à noite, fluxo urinário fraco ou interrompido, sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, dor no quadril, nas costas, nas coxas, nos ombros ou em outros ossos, além de fraqueza ou dormência nas pernas ou nos pés.

Prevenção

Realizar exames periodicamente é a maneira mais segura de ficar longe da doença. Lembre-se: a partir de 50 anos, é necessário ir ao médico e fazer o exame de próstata anualmente. Coma frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Evite gordura. Pelos menos 30 minutos diários de atividade física são essenciais. Também é recomendado diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Exame

O urologista indicará o procedimento mais adequado para identificação precoce. É seu dever consultá-lo anualmente e conhecer os riscos relacionados ao câncer de próstata. A prevenção é sempre o melhor caminho. Faça o exame de próstata. Cuidar de você é um ato de amor próprio!