Notícias

#CuriosidadesAnsal: Como surgiu o ônibus

O nome “ônibus” é derivado da palavra latina “Omnibus” (que significa “para todos”). A loja de um chapeleiro, que tinha o nome “Omnes Omnibus” estava em estreita proximidade com a primeira estação de ônibus em Nante, França. Por esse motivo, os usuários do ônibus rapidamente adotaram o nome de Omnibus, que foi abreviado ao longo do tempo para ônibus.

O ônibus demorou algum tempo para se tornar um meio de transporte. O primeiro ônibus público, que era puxado por cavalos, foi introduzido em Paris em 1662, por Blaise Pascal. Embora inicialmente popular, o serviço durou apenas 15 anos. Isto, devido a um aumento no preço do bilhete, que restringiu o uso aos membros da sociedade elevada.

Seguiu-se então uma enorme lacuna na história do ônibus. Não há registros de outros serviços de ônibus até o início do século XIX, quando aqueles puxados por cavalos começaram a aparecer mais uma vez.

Ao ressurgir, o ‘Omnibus’ chegou em Bordeaux, França, em 1812 e logo após em Paris, Nova York e Londres. Nos primeiros dias, era comum que os passageiros se sentassem tanto no interior como também sobre o teto, no exterior do veículo, e assim os ônibus tinham aparência de um híbrido entre carruagem e diligência.

Na década de 1830, os ônibus eram movidos a vapor, depois foram alimentados por cabos aéreos, que em muitas áreas precederam o motor convencional, como em Londres por exemplo.

Os primeiros autocarros alimentados por motores de combustão interno foram desenvolvidos em conjunto com o automóvel. Após o primeiro motor de ônibus, movido por combustão em 1895, o design e funcionalidade foram sendo desenvolvidos ao longo dos séculos, chegando até os ônibus contemporâneos que conhecemos hoje.

Fonte: http://www.listadecuriosidades.com.br/diversos/historia/como-surgiu-o-onibus/