Notícias

Campanha para sensibilização e conscientização sobre o Autismo

Parceira entre GAPPA-JF, PMJF e ANSAL divulga a causa e incentiva a busca de apoio aos portadores deste transtorno e familiares.

O Autismo, ou TEA, não possui cura e nem uma causa identificável, porém pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que seus portadores possam se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas da melhor maneira possível. Como o Autismo não atinge apenas a saúde do paciente, mas também da família como um todo, que geralmente não sabe lidar com a situação diversa, quanto antes ocorrer o diagnóstico, melhor poderá ser a assistência ao portador e familiares.

 

Exatamente neste sentido a ANSAL – Auto Nossa Senhora Aparecida, realiza a campanha de divulgação e conscientização da população de Juiz de Fora acerca do transtorno. Com vistas a dar visibilidade a causa e ao Grupo de Apoio aos Pais e Profissionais que lidam com o Autismo, que já existe em Juiz de Fora a 3 anos, será divulgado a toda população da cidade. A campanha busca dar dignidade aos portadores e despertar curiosidade para o assunto.
Uma parceria entre o GAPPA-JF (Grupo de Apoio a Pais e Profissionais de Pessoas com Autismo de Juiz de Fora), a PMJF (Prefeitura Municipal de Juiz de Fora) e a ANSAL (Auto Nossa Senhora Aparecida) passou a divulgar a causa e a existência do grupo de apoio, através da plotagem de um ônibus da empresa que circula inicialmente na linha 211 – Avenida Rio Branco e que deverá circular também em outras linhas no decorrer de todo o mês de abril, até o início de maio. Após participar de campanhas de divulgação no ano passado, do Outubro Rosa (Conscientização sobre o câncer de mama), Novembro Azul (Conscientização sobre o câncer de próstata) e festividades de Natal, o gerente geral da ANSAL, Rodrigo Reis disse: “Quando recebemos essa missão, imediatamente nos sensibilizamos, surgia daí a ideia de adesivar o veículo para chamar a atenção para esta causa. A ideia é abranger o maior número de pessoas possível, com a grande exposição diária do ônibus”.
O QUE É O AUTISMO
O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), afetam segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 70 milhões de pessoas no mundo e cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil, atingindo todos os sexos e etnias, mas tendo maior número de ocorrências para o sexo masculino.
Trata-se de transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança geralmente manifestado até os 8 anos, sendo mais comum e marcante antes dos 3 anos de idade. Os níveis de gravidade do Autismo podem ser divididos em: severo, moderado e leve, dentre outras nomenclaturas também utilizadas. O envolvimento e troca de informações entre as famílias é de grande importância para um melhor desenvolvimento do portador.

Fontes:
www.tribunademinas.com.br
www.minutosaudavel.com.br